AGORA QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU O VÍDEO E APRENDEU SOBRE OS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS QUE TAL VOCÊ MESMO REALIZAR O SEU JOGUINHO?
JOGO DA VELHA DOS ANIMAIS
Organização da classe
– Duplas ou trios, sendo que no trio há a
figura do juiz que será responsável por retirar a carta do baralhinho
de características do baralhinho coletivo e marcar a pontuação.
Capacidades a serem trabalhadas– Perceber características pertinentes a cada animal e sua espécie.
Material
– 20 cartas (de tempos em tempos o professor pode utilizar o mesmo jogo com outros animais, sugestão: confeccionar com os alunos após trabalho de pesquisa).
Desenvolvimento
1- Baralho dos animais.
2- Pegar o baralho e embaralhar bem.
3- Em seguida, dividir as cartas
igualmente entre os jogadores. Cada um deverá formar um monte e
colocá-lo na sua frente, com as cartas viradas para baixo.
4- Por sorteio (par ou ímpar) decidem-se quem será o primeiro a jogar.
5- O jogador sorteado pega uma carta do
seu monte, lê as informações sobre o animal e retira uma característica
do baralhinho coletivo com a característica a ser considerada. Ganha a
carta do outro aquele que tiver a característica do animal que se
sobrepõe à do outro. Por exemplo: se ele pegar a carta da baleia-azul, e
for “peso”, já ganhou, pois não há outro animal mais pesado do que ela.
6- Em seguida, o outro jogador deverá
mostrar a carta que pegou e comparar quem tem o número maior, de acordo
com a informação sorteada, Quem tiver a carta com o maior número fica
com a carta do outro jogador. Se houver empate, retira-se outra carta do
baralho coletivo. Ganha o jogo quem ficar com a maior quantidade de
cartas.
Blog: Alfabetização e Companhia
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JOGO DA VELHA CIENTÍFICO
Organização da classe– Realizado com toda a turma de forma coletiva, elegendo um juiz ou em trios.
Capacidades a serem trabalhadas
– Reconhecer ordem e classe dos animais vertebrados
*ordem: carnívoros, herbívoros, onívoros
*classe: mamíferos, répteis, anfíbios, aves, peixes
Material
– Neste jogo podem-se usar folhas de rascunho para desenhar a grade do jogo ou ter uma grade específica
-10 tampinhas de refrigerante sendo 5 de uma mesma cor e mais 5 de uma outra cor
Desenvolvimento
Brincam três alunos sendo que dois
disputam e um é o juiz. Definir o número de rodadas de cada partida
(exemplo: jogaremos cinco rodadas) Tirar par ou ímpar para iniciar a
brincadeira. Cada um na sua vez, os alunos retiram de uma caixinha as
fichas com o nome dos animais e devem classificá-los quanto a sua classe
e ordem. Para marcar o ponto precisam acertar a resposta. O juiz possui
uma tabela para recorrer em caso de dúvida. É o juiz que marca a
pontuação para definir o vencedor.
Caso o jogo seja realizado coletivamente,
separe a turma em duas equipes, faça a eleição do juiz. A grade do jogo
será desenhada no quadro para facilitar a compreensão. Usar cores
diferentes para cada equipe.
Modelo de tabela para o juiz. (elaborada de acodo com o assunto a ser trabalhado pela turma)
ANIMAL | CLASSE | ORDEM |
VERTEBRADOS | ||
AVESTRUZ | AVE | ONÍVORO |
BALEIA | MAMÍFERO | CARNÍVORO |
BEIJA-FLOR | AVE | HERBÍVORO |
BOI | MAMÍFERO | HERBÍVORO |
CACHORRO | MAMÍFERO | ONÍVORO |
CUTIA | MAMÍFERO | ONÍVORO |
DRAGÃO DE KOMODO | RÉPTIL | CARNÍVORO |
ELEFANTE | MAMÍFERO | HERBÍVORO |
EMA | AVE | ONÍVORO |
GALINHA | AVE | ONÍVORO |
GATO | MAMÍFERO | ONÍVORO |
HOMEM | MAMÍFERO | ONÍVORO |
JABUTI | RÉPTIL | ONÍVORO |
LEÃO | MAMÍFERO | CARNÍVORO |
LEOPARDO | MAMÍFERO | CARNÍVORO |
MACACO | MAMÍFERO | ONÍVORO |
MARRECO | AVE | ONÍVORO |
MORCEGO | MAMÍFERO | ONÍVORO |
MOREIA | PEIXE | CARNÍVORO |
ONÇA | MAMÍFERO | CARNÍVORO |
PACA | MAMÍFERO | HERBÍVORO |
PAPAGAIO | AVE | HERBÍVORO |
PATO | AVE | ONÍVORO |
PERIQUITO | AVE | HERBÍVORO |
PINGUIM | AVE | CARNÍVORO |
RÃ | ANFIBIO | CARNÍVORO |
SAPO | ANFIBIO | CARNÍVORO |
SUCURI | REPTIL | CARNÍVORO |
TARTARUGA | RÉPTIL | CARNÍVORO |
TUBARÃO | PEIXE | CARNÍVORO |
ZEBRA | MAMÍFERO | HERBÍVORO |
ZEBU | MAMIFERO |
HERBÍVORO
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