sexta-feira, 8 de junho de 2018

Deficiência V: Superdotação

 AGORA QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU O VÍDEO E APRENDEU SOBRE OS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS QUE TAL VOCÊ MESMO REALIZAR O SEU JOGUINHO?
JOGO DA VELHA DOS ANIMAIS
 Organização da classe
– Duplas ou trios, sendo que no trio há a figura do juiz que será responsável por retirar a carta do baralhinho de características do baralhinho coletivo e marcar a pontuação. 
 Capacidades a serem trabalhadas
– Perceber características pertinentes a cada animal e sua espécie.
Material
– 20 cartas (de tempos em tempos o professor pode utilizar o mesmo jogo com outros animais, sugestão: confeccionar com os alunos após trabalho de pesquisa).
Desenvolvimento
1- Baralho dos animais.
2- Pegar o baralho e embaralhar bem.
3- Em seguida, dividir as cartas igualmente entre os jogadores. Cada um deverá formar um monte e colocá-lo na sua frente, com as cartas viradas para baixo.
4- Por sorteio (par ou ímpar) decidem-se quem será o primeiro a jogar.
5- O jogador sorteado pega uma carta do seu monte, lê as informações sobre o animal e retira uma característica do baralhinho coletivo com a característica a ser considerada. Ganha a carta do outro aquele que tiver a característica do animal que se sobrepõe à do outro. Por exemplo: se ele pegar a carta da baleia-azul, e for “peso”, já ganhou, pois não há outro animal mais pesado do que ela.
6- Em seguida, o outro jogador deverá mostrar a carta que pegou e comparar quem tem o número maior, de acordo com a informação sorteada, Quem tiver a carta com o maior número fica com a carta do outro jogador. Se houver empate, retira-se outra carta do baralho coletivo. Ganha o jogo quem ficar com a maior quantidade de cartas.
Blog: Alfabetização e Companhia
Para visualizar melhor e copiar, clique na imagem para ampliar.
 
JOGO DA VELHA CIENTÍFICO
 
 Organização da classe
– Realizado com toda a turma de forma coletiva, elegendo um juiz ou em trios.
Capacidades a serem trabalhadas
– Reconhecer ordem e classe dos animais vertebrados
*ordem: carnívoros, herbívoros, onívoros
*classe: mamíferos, répteis, anfíbios, aves, peixes
Material
– Neste jogo podem-se usar folhas de rascunho para desenhar a grade do jogo ou ter uma grade específica
-10 tampinhas de refrigerante sendo 5 de uma mesma cor e mais 5 de uma outra cor
Desenvolvimento
Brincam três alunos sendo que dois disputam e um é o juiz. Definir o número de rodadas de cada partida (exemplo: jogaremos cinco rodadas) Tirar par ou ímpar para iniciar a brincadeira. Cada um na sua vez, os alunos retiram de uma caixinha as fichas com o nome dos animais e devem classificá-los quanto a sua classe e ordem. Para marcar o ponto precisam acertar a resposta. O juiz possui uma tabela para recorrer em caso de dúvida. É o juiz que marca a pontuação para definir o vencedor.
Caso o jogo seja realizado coletivamente, separe a turma em duas equipes, faça a eleição do juiz. A grade do jogo será desenhada no quadro para facilitar a compreensão. Usar cores diferentes para cada equipe.
Modelo de tabela para o juiz. (elaborada de acodo com o assunto a ser trabalhado pela turma)
ANIMAL CLASSE ORDEM
VERTEBRADOS
AVESTRUZ AVE ONÍVORO
BALEIA MAMÍFERO CARNÍVORO
BEIJA-FLOR AVE HERBÍVORO
BOI MAMÍFERO HERBÍVORO
CACHORRO MAMÍFERO ONÍVORO
CUTIA MAMÍFERO ONÍVORO
DRAGÃO DE KOMODO RÉPTIL CARNÍVORO
ELEFANTE MAMÍFERO HERBÍVORO
EMA AVE ONÍVORO
GALINHA AVE ONÍVORO
GATO MAMÍFERO ONÍVORO
HOMEM MAMÍFERO ONÍVORO
JABUTI RÉPTIL ONÍVORO
LEÃO MAMÍFERO CARNÍVORO
LEOPARDO MAMÍFERO CARNÍVORO
MACACO MAMÍFERO ONÍVORO
MARRECO AVE ONÍVORO
MORCEGO MAMÍFERO ONÍVORO
MOREIA PEIXE CARNÍVORO
ONÇA MAMÍFERO CARNÍVORO
PACA MAMÍFERO HERBÍVORO
PAPAGAIO AVE HERBÍVORO
PATO AVE ONÍVORO
PERIQUITO AVE HERBÍVORO
PINGUIM AVE CARNÍVORO
ANFIBIO CARNÍVORO
SAPO ANFIBIO CARNÍVORO
SUCURI REPTIL CARNÍVORO
TARTARUGA RÉPTIL CARNÍVORO
TUBARÃO PEIXE CARNÍVORO
ZEBRA MAMÍFERO HERBÍVORO
ZEBU MAMIFERO
HERBÍVORO

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